Casamento na praia sustentável: entenda o conceito
Se tem uma coisa que devemos considerar é o impacto social e ecológico que causamos no planeta. Esse impacto está ligado a todos momentos da nossa vida, incluindo em um casamento na praia.
Por conta disso, está cada vez mais comum a realização de casamento na praia sustentável (ou beach ecowedding, em inglês). Essa é uma maneira nova e que se instalou de ver os casamentos. A ideia vem de uma consciência ecológica, de um cuidado com a terra e com os danos causados nela, partindo da idéia de que cada ação tem uma reação.
Engana-se, entretanto, quem pensa que um casamento ecológico acaba sendo sem graça. Muito pelo contrário, além de agredir menos o meio ambiente, esse formato não fica nem um pouco para trás de casamentos tradicionais.
Por isso, aqui vão algumas dicas para realizar o casamento na praia dos seus sonhos, mas sem esquecer que o planeta também precisa de sua colaboração.
Os princípios básicos de um ecowedding
Os princípios básicos de um casamento na praia sustentável são os mesmos da ecologia como um todo: reduzir, reutilizar e reciclar. Aderindo a esses três conceitos, você vai, certamente, transformar essa grande festa em um evento que causa menos impacto no meio ambiente.
Vamos ver cada um desses princípios de forma mais detalhada:
Reduzir
Primeiramente, reduzir é evitar e racionalizar, sempre considerando que menos é mais. Deixar de consumir algo causa menos impacto do que consumir e depois reciclar. Planeje os gastos de seu casamento para evitar desperdícios em todos os sentidos.
Reutilizar
Existem duas maneiras de reutilizar produtos: a primeira é escolher itens que possam ter outras funções mesmo após o casamento, sem precisar descartar no lixo.
A segunda maneira é optar por itens já feitos com produtos reciclados, colaborando com o ciclo da reutilização e reciclagem.
Reciclar
Por fim, transformar um elemento já utilizado em um novo material no ciclo de produção é reciclar. Assim como fazemos em casa, também é muito importante pedir aos fornecedores envolvidos para separarem o lixo orgânico de materiais recicláveis. Isso é ainda mais importante por se tratar de um casamento na praia, já que este é um ambiente com um ecossistema sensível. Informe-se sempre sobre o que é e o que não é reciclável.
Deixe um comentário