Casamento na praia sustentável: entenda o conceito
Se tem uma coisa que está ficando cada vez mais difícil de ignorar é o impacto social e ecológico que causamos no planeta. Esse impacto está em todos os aspectos da vida, até mesmo em festas e casamentos. Dentro deste último, inclui-se também, é claro, o casamento na praia.
Por conta disso, está cada vez mais comum a realização de casamento na praia sustentável (ou beach ecowedding, em inglês). Essa é uma maneira nova e permanente de ver os casamentos. A ideia vem de uma consciência ecológica, de um cuidado com a terra e com os danos causados nela, partindo do pressuposto de que cada pequena ação praticada por nós gera um grande impacto futuro.
Engana-se, entretanto, quem pensa que um casamento ecológico acaba sendo sempre monocromático e sem graça. Muito pelo contrário, além de agredir menos o meio ambiente, esse formato acaba não devendo em nada a outros eventos.
Por isso, aqui vão algumas dicas para realizar o casamento na praia dos seus sonhos, mas sem esquecer que o planeta também precisa de sua colaboração.
Os princípios básicos de um casamento na praia sustentável
Os princípios básicos de um casamento na praia sustentável passam pelos princípios básicos da ecologia como um todos: reduzir, reutilizar e reciclar. Levando esses três conceitos como um mantra, você vai, certamente, transformar essa grande festa em um evento que causa menos impacto ao meio ambiente.
Vamos ver cada um desses princípios de forma mais detalhada:
Reduzir
Primeiramente, reduzir é evitar e racionalizar, sempre considerando que menos é mais. Deixar de consumir algo causa menos impacto do que consumir e depois reciclar. Planeje os gastos de seu casamento para evitar desperdícios em todos os sentidos.
Reutilizar
Existem duas maneiras de reutilizar produtos: a primeira é escolher itens que se possa usar depois da festa de casamento, de mesma maneira ou de forma diferente, sem precisar descartar no lixo.
A segunda maneira é optar por itens já feitos com produtos reciclados, colaborando com o ciclo da reutilização e reciclagem.
Reciclar
Por fim, transformar um elemento em um novo material no ciclo de produção é reciclar. Isso envolve técnicas químicas específicas, e impacta sobre os resíduos que você não vai conseguir reduzir nem reutilizar. Também faz parte pedir aos fornecedores envolvidos para separarem o lixo orgânico dos resíduos recicláveis. Isso é especialmente importante por se tratar de um casamento na praia, já que este é um ambiente com um ecossistema bastante sensível. Informe-se sempre sobre o que é e o que não é reciclável.
Como realizar um casamento sustentável na prática
Agora que você já conhece os três princípios básicos de um casamento na praia sustentável, vamos entender melhor como colocá-los em prática, além de algumas dicas extras que, certamente, vão contribuir muito com a sua festa.
Opte por realizar seu casamento durante o dia e em um local adequado
Para um casamento na praia sustentável, a escolha um local que esteja de acordo com a proposta e que ofereça um espaço adequado é primordial. Além disso, escolher um local aberto e realizar a cerimônia e festa durante o dia é a melhor opção para quem quer apostar em um evento com menos impactos ambientais. Assim, é possível aproveitar ao máximo a luz natural, economizando energia e aumentando o espaço para que os convidados se sintam mais livres e à vontade.
Caso necessite de iluminação extra, velas em recipientes de vidros, por exemplo, podem ser uma boa pedida.
Decoração ecológica
Enfeites ecologicamente corretos feitos materiais recicláveis, utilizando matérias-primas como barro, pedras e madeira de demolição, entregam um ar ainda mais rústico e charmoso ao ambiente, de maneira simples e elegante.
É interessante também você pensar no pós-festa. Se antes as flores iam para o lixo, agora podem ser doadas para outros locais ou até mesmo transplantá-las para jardins.
O cardápio da festa
A comida de seu casamento na praia ecológico também é um item importante a ser pensado. Cardápio com itens orgânicos e saudáveis para servir aos convidados estão se tornando uma grande tendência, já que combina e muito com o estilo sustentável.
Isso, porém, não quer dizer que ele deva se resumir a opções veganas ou zero açúcar. A grande sacada do cardápio para um ecowedding é optar, por exemplo, por alimentos de produtores naturais e não industrializados. Isso fará com que você priorize a cadeia de produção local, diminuindo a emissão de gás carbônico de transportes e contribuindo com o planeta. E, por se tratar de um ambiente praiano, alimentos vindos do mar podem ser uma boa pedida.
Dê um toque personalizado ao seu casamento na praia sustentável
Além destes tópicos, que são fundamentais para um casamento na praia verdadeiramente sustentável, você pode incrementar suas próprias ideais ao projeto e trazer ainda mais originalidade e consciência ambiental à sua celebração. Se tiver alguma dúvida ou precisar de sugestões, entre em contato com a Juqy Beach House. Transformar a data mais importante de sua vida na festa dos seus sonhos é o que fazemos de melhor.
Deixe um comentário