Mini wedding: como reduzir sua lista de convidados?
Ah, o casamento. Um dos momentos mais incríveis na vida de um casal apaixonado. A tão esperada hora de dizer “sim” um ao outro, à uma vida a dois. Apesar de sempre ser um momento feliz, a forma como se realiza a cerimônia e a festa varia de casal para casal. E uma das mais procuradas no momento pelos casais mais modernos é o mini wedding.
O mini wedding é um formato de casamento para quem quer transformar esse momento tão especial em algo único e dividi-lo com pessoas próximas e queridas. É por isso que o mini wedding, formato de casamento mais intimista, tem se tornado uma grande tendência.
Por ser intimista, um dos grandes diferenciais do mini wedding é na quantidade de pessoas participando. A lista de convidados é sempre mais enxuta que a de um casamento mais convencional. Reduzir a lista de convidados nem sempre é uma tarefa fácil. Mas é por isso que estamos aqui para ajudá-lo!
Siga com a gente!
Quais são as diferenças de um mini wedding em relação a outros estilos de casamento?
Assim como falamos, quando se trata de um mini wedding, todas as principais diferenças em relação a outros estilos de casamento gira em torno de tamanhos e quantidades. A primeira delas é em relação ao número de convidados. No geral, em um casamento mini wedding o número de convidados gira em torno de 100. Isso torna o ambiente bem mais acolhedor, de modo que os noivos conseguem interagir com todos durante a festa, muito diferente do que ocorre em casamentos maiores.
Por isso também, não é necessário que o espaço da festa seja de proporções monumentais. No mini wedding, a necessidade de espaço dá lugar à preocupação com o conforto e bem estar dos noivos e convidados. Este tipo de evento gera a sensação acolhedora de estar em jantar com amigos e familiares queridos. Por isso, a conversa no ambiente se torna mais fluida e o clima tende a ser leve e acolhedor.
Quero me casar nesse formato. E agora? Qual a melhor forma de fazer a lista de convidados?
Chegamos na parte que vocês estavam mais esperando: a lista de convidados.
Antes de mais nada, crie uma lista sem tantos filtros. Coloque nessa lista todos os amigos e familiares que vocês têm algum tipo de carinho e contato. A lista, provavelmente, será enorme. Entretanto, é bem provável que você esqueça de alguém. Portanto, não feche essa lista. Espere um dia, durma, e só no outro reveja os nomes e adicione quem estiver faltando.
Agora, sim, é chegada a hora de reduzir o número de convidados.
Muito diálogo
Com diálogo, essa grande decisão da lista de convidados poderá ser resolvida com muita tranquilidade.
A princípio, é bom que vocês estabeleçam uma espécie de cota. Vamos supor que sejam 40% dos convidados sejam pessoas mais próximas do noivo, outros 40% da noiva e os 20% restantes que sejam amigos em comum. Essa porcentagem, entretanto, não precisa ser igual. Caso a família de um dos lados seja extremamente maior e mais próxima que a de outro, é possível chegar a uma redistribuição justa.
Priorize quem está mais próximo do casal
A vida é tão corrida, que muitas vezes ficamos um bom tempo sem ter contato com pessoas queridas, não é mesmo? Entretanto, este é um critério que tem de ser levado em conta quando estamos fazendo a lista de casamento em um formato mini wedding.
Quão próximos vocês são dos convidados?
A gente tem carinho por muitas pessoas, mas com várias dessas não foi criado um verdadeiro vínculo de amizade. Repense todos os nomes da lista e vejam quem realmente criou laços com o casal, seja individualmente ou com ambos.
Agora, pensem juntos quem está presente na vida de ambos. Afinal, esta não é uma celebração individual, mas o momento mais importante da vida de um casal. A relação e o amor entre o noivo e a noiva são o principal motivo para esse momento. Portanto, repense aqueles amigos e familiares queridos, mas que não acompanharam tão de perto a construção dessa relação. Vocês podem chegar à conclusão de que a presença de parte deles é imprescindível, mas a outra parte pode ser repensada.
Ah, avisar com antecedência os pais e mães do casal de que o casamento de vocês será mais intimista e com número mais enxuto de convidados é muito importante. Dessa forma, eles não vão convidar aqueles amigos que não têm muita relação com o casal e encher ainda mais a lista de vocês.
Ainda não acabou
É bem provável que, mesmo com essas dicas, ainda haja espaço para reduzir o número de convidados. Portanto, refaça todos os passos.
Pronto. Agora vocês já têm a primeira versão da lista.
Chegou a hora de colocar tudo na ponta do lápis. Comece a realizar orçamentos com fornecedores e veja o que está dentro do budget de vocês. Se a sua lista tem, por exemplo, 100 convidados, cote com os fornecedores valores com esse número, mas também com 80, 50 e até 30 convidados.
Com esses números em mãos, vocês terão uma ideia maior do quanto será economizado com uma lista ainda mais reduzida, ou o que vocês terão de abrir mão no caso de um número de convidados maior.
Conversem. Repensem. Discutam. E decidam juntos a melhor lista para esse momento tão especial.
Não se preocupem. Quem não for convidado vai entender
É óbvio que muita gente ama o casal e queria estar perto de vocês nesse momento tão especial. Apesar disso, quem realmente tem carinho e respeito pelo casal e torce por essa união, vai entender o fato de não ter sido convidado. Isso não vai mudar em nada os votos de felicidades e eles poderão dividir com vocês outros tantos momentos de alegria.
Com menos convidados, o mini wedding se torna um casamento mais personalizável
O mini wedding é, acima de tudo, bastante versátil. Pode ser realizado em locais mais descontraídos e exóticos, como na praia. A Juqy Beach House, por exemplo, é um espaço completo para a realização de mini weddings, tudo rodeado pela exuberante praia de Juquehy. Se quiser saber mais informações, acesse o nosso site.
Por ter um número de convidados mais reduzido, a logística para que o casamento seja realizado há alguns quilômetros de distância é facilitada. Ah, e orçamento não é algo a se preocupar. O número reduzido de convidados também reduz o seu custo final.
Outra vantagem de ser uma festa mais íntima é que, no mini wedding, os noivos podem ficar mais tranquilos. As preocupações diminuem, já que não será preciso checar se a comida e as bebidas, por exemplo, estão sendo servidas em todas as mesas. Tudo acaba ficando visível e fácil de resolver, ainda mais quando se conta com uma assessoria especializada em casamentos para gerenciar esses detalhes.
Deixe um comentário